domingo, 17 de fevereiro de 2013

Estudos sobre terapêutica antimicrobiana - Histórico

* HISTÓRICO
    

Inicialmente é interessante lembrarmos de certos pesquisadores, citados a seguir:

    
 
* Paul Ehrlich (1854 - 1915), Alemanha, foi o descobridor dos primeiros antimicrobianos de síntese, os chamados Arsenicais, em 1910. Com isso deu início ao tratamento terapêutico da Sífilis, com o 606º Arsenobendazol, que sintetizou o Salvarsan.





* Gehrard Domagk (1895-1964), Alemanha, pesquisador que introduziu as Sulfonamidas na terapêutica das infecções bacterianas no ano de 1932, através do emprego da Sulfamidocrisoidina.
 

 



* Alexander Fleming (1881-1955), Escócia, foi o descobridor da Penicilina G (que é do grupo dos betalactâmicos), no ano de 1928.



    Essa é a fotografia da placa original de Fleming e
nela está o Penicilium notatum, publicada por ele em 1946.




Frase de Fleming:
    "A penicilina, no que diz respeito a micróbios sensíveis, parece ter algumas vantagens sobre os anti-sépticos químicos. É um agente inibidor mais potente que o ácido carbólico (ácido fênico) e pode ser aplicada a uma superfície infectada pois é não-irritante e não-tóxica. Experiências em relação ao seu valor no tratamento de infecções piogênicas estão em andamento. É possível seu uso em infecções bacterianas."


 
 

 
Imagens do Penicillium (notatum) chrysogenum
 
 
 
 
 
* Selman Waksman (1888-1973), Ucrânia, foi o descobridor da Estreptomicina (que é do grupo dos aminoglicosídeos), em 1943, na Universidade de Rutgers, USA. Foi prêmio nobel em 1952.
 
 
 
 
 
 
 
* Giuseppe Brotzu (1895-1976), Universidade de Cagliari, Sardenha, Itália, foi o introdutor das Cefalosporinas (também betalactâmicos) no ano de 1945, ao descobrir o Cephalosporium acremonium.
 
 
 
 
 
 
* Naylor JHC, Batchelor FR, Rolinson GN, Doyle FP, foram investigadores do Laboratório Beecham, no Reino Unido e lá isolaram o 6-APA em 1959. Foram iniciadores da produção de penicilinas semi-sintéticas. Abaixo encontra-se a fórmula do Ácido 6-aminopenicilâmico.
 
 





Nas próximas postagens...

* CONCEITOS
* CLASSIFICAÇÃO
* MECANISMO DE AÇÃO




Fontes:
www.nobelprize.org
www.medizin.uni-greifswald.de
www.idadecerta.com.br
kdfrases.com
www.madrimasd.org
www.biotika.sk
www.sciencephoto.com
www.visualphotos.com
http://www.fas.org/biosecurity/education/dualuse/FAS_Levy/1_A.html
www.chemistryexplained.com
www.luigiladu.it
news.bbc.co.uk
www.123bio.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário